domingo, 23 de setembro de 2012

Problemas de Alfabetização

Este ano estou recebendo alguns alunos em séries avançadas e que não sabem ler.Estes alunos foram sendo aprovados sem saberem ler nem escrever.Por quê? Eu entendo que as salas de aulas são super-lotadas e que os professores não conseguem dar atenção para todos os alunos,então por que as escolas não fazem turmas especiais com esses alunos?Por que não trabalham a deficiência desses alunos? Os alunos que recebo com esse problema não gostam de ir para a escola e sentem vergonha de não saber ler.São tachados pelos pais e professores como burros e preguiçosos. Quando os pais me procuram esses alunos chegam desconfiados e temerosos.Procuro deixá-los à vontade mostrando que não vou caçoar da condição deles. A primeira atitude é conversar com os pais e saber tudo sobre o aluno.Seu comportamento dentro da sala e fora dela.Descartar toda possilibilidade médica e psicológica é fundamental.Problemas de visão e de audição e dislexia são causas comuns para a não alfabetização. O que procuro fazer é conversar,compreender e buscar métodos que se encaixem em cada caso. Durante esta semana vou relatar um caso aqui.Contar os métodos e avanços que estou tendo com o aluno.Vpu chamar este aluno de Paulo Henrique.Ele tem 13 anos e nunca aprendeu a ler e escrever.Frequenta a escola desde os 7 anos e nunca repetiu de ano.Tem uma família comum com alguns conflitos normais a todas as famílias.É um menino muito calado e envergonhado.Esforçado,inteligente,mas tem medo de errar e ser chamado atençao publicamente.Tenho conseguido algum avanço com ele. Ele conhece as letras e sabe escrever o nome.Uso o método silábico com ele e tenho conseguido progressos. Sempre tenho atividades novas e ele tem gostado e se sentido bem em estudar comigo.Quando ele lê fala baixo com medo dos outros alunos,mas lê com exatidão e estou bem satisfeita com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário