sábado, 4 de junho de 2011

Filmes para Educadores

Para quem gosta de lecionar é muito interessante ver filmes que nos motivem a transformar aulas em algo grandioso para a nossa carreira quanto para os alunos.
Vai algumas dicas de filmes que assisti e recomendo:
Uma mente brilhante: Baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.

O Amor é contagioso: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

Duelo de Titãs: Nos anos 70, numa cidade da Virgínia, a justiça determinou que as escolas deveriam promover a integração entre brancos e negros. Cumprindo a norma, a escola T.C. Williams substituiu o treinador de futebol americano Bill Yoast, branco, por Herman Boone, negro. Além de não ser bem recebido, o novo treinador tem que lidar com jovens que estão juntos pela primeira vez e que, por preconceito racial, não se dão bem. Mais do que o esporte, o racismo é o maior desafio que Boone enfrenta para levar o time adiante.
O CAÇADOR DE PIPAS:
O filme narra a história envolvente de dois amigos Amir e Hassan e tem como cenário os últimos anos da monarquia do Afeganistão, na década de 1970.
A história revela aspectos valorativos que permeiam o dia a dia da vida como amor, honra, culpa, medo, traição e redenção – valores estes apresentados de modo analógico que surgem nas diversas situações do episódio.
A “Pipa” que é um dos objetivos do filme é ponto central para uma viagem ao tempo da infância feliz de Amir que, infelizmente, com a dominação talibã, após a invasão russa, até essa inocente brincadeira é banida do Afeganistão. E a inocência é banida da vida de Amir.
O transcorrer do drama ocorre com o crescimento e vida adulta de Amir que, juntamente com seu pai, muda-se para os Estados Unidos.
Da mesma maneira como abriu o filme, também ao final a Pipa tem sua presença marcada por uma grande mensagem, conduzindo o público assistente a uma boa reflexão sobre a sua própria vida.

Um comentário:

  1. Its such as you read my mind! You seem to understand so much about this,
    such as you wrote the book in it or something. I feel that you just can do with a
    few % to power the message house a little bit, however other than
    that, this is wonderful blog. A great read. I'll definitely be back.

    my web-site :: musicos artistas

    ResponderExcluir